Resumo:
Os desafios encontrados na disciplina de Geografia no processo de ensino e aprendizagem têm
grande importância pedagógica para o ensino de Geografia escolar, motivam a busca pelo
desenvolvimento de atividades capazes de mostrar aos alunos que a Geografia está presente em
seu dia a dia, possibilitando aos mesmos que conheçam, analisem e criem um pensamento
crítico sobre as características do lugar vivido, refletindo e construindo seus próprios conceitos
geográficos. Como problema, buscou-se entender: Quais os desafios encontrados na disciplina
de Geografia pelos alunos e pela professora da Escola Geraldo Luiz de Araújo? Este trabalho
traz, como objetivo geral: analisar os desafios encontrados na disciplina de Geografia no
processo de ensino – aprendizagem. A escolha da temática deu - se a partir do momento em que
percebemos a dificuldade de entendimento dos conteúdos, a falta de recursos didáticos,
materiais e prática pedagógica. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativa de natureza
interpretativa dos referenciais teóricos específicos por pesquisas bibliográficas. Como
instrumento, optando – se pelo questionário do tipo misto, realizado em agosto de 2023, com
68 alunos e uma professora da disciplina de Geografia. Após a aplicação do questionário e
tabulação dos dados, os resultados comprovam que existe uma série de fatores que precisam
ser aprimorados uma vez que a grande maioria dos alunos demostrou gostar da disciplina,
apesar de existir inúmeros desafios.
Descrição:
FREITAS, M. A. O ensino de geografia e os desafios encontrados na prática escolar na Escola Municipal Geraldo Luiz de Araújo da cidade de Areial - PB. 2024. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.