Resumo:
As inúmeras transformações que têm atingido a sociedade nos últimos tempos como produto da sucessão de etapas no movimento do desenvolvimento capitalista, assim como têm edificado novas conjunturas sociais, econômicas e políticas, têm também redefinido os cenários, contextos e significados da educação escolar, já que esta é reflexo da sociedade e dos interesses em torno dos quais ela se organiza em cada período. Neste sentido, a construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia é algo complexo, que deve ser pensado no limiar daquilo que lhes pertence como especificidade (aspectos teórico-metodológicos, evolução paradigmática, etc.) e daquilo que lhes afeta como totalidade, ou seja, os fatores ligados aos objetivos da educação escolar, as condições de sua realização e as contradições que a permeiam. Pensando assim, a necessidade de um ensino de Geografia emancipatório e crítico é paralela as dificuldades para superar as práticas tradicionais que, descontextualizadas da realidade, tornaram-se desinteressantes para os alunos e pouco eficientes em sua formação. Conscientes de que este não é um problema de natureza meramente metodológica e ao mesmo tempo certos de que este é um fator relevante, nos propomos aqui a refletir a importância do uso das metodologias ativas no ensino de Geografia. Com esse viés, o objetivo geral foi compreender a forma como as metodologias ativas têm sido abordadas e utilizadas no ensino de Geografia na escola, contanto, para isto, com a análise da produção científica e intelectual dos licenciados do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, do Campus I. O trabalho é de natureza teórica e conta com o apoio de pesquisa bibliográfica e de análise documental. Através da análise das atividades e intervenções desenvolvidas pelos licenciados em diferentes contextos de pesquisa (Estágio Supervisionado e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid, por exemplo) e apresentadas em seus Trabalhos de Conclusão de Curso, nota- se que a introdução das metodologias ativas no ensino de Geografia contribui de forma significativa para a melhoria qualitativa do processo de ensino-aprendizagem, despertando o entusiasmo, o interesse e a relevância pelo estudo do componente. Contudo, foram identificados também desafios, tais como a falta de recursos de apoio; gestões escolares engessadas e inflexíveis perante a incorporação de metodologias inovadoras; a resistência dos alunos diante das metodologias propostas; e, professores desmotivados na escola.
Descrição:
Araujo Junior. A. N. As metodologias ativas no ensino de geografia na escola: levantamento e análise a partir da produção científica e intelectual dos licenciados em Geografia da UEPB, Campus I. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.