Resumo:
A presente pesquisa, sob o título: Ensino remoto: impactos e desafios na Escola Rural
Municipal Cicero Januário da Silva – Esperança/PB – 2020-2021, sugere problematizar o
contexto da Pandemia na educação no município de Esperança/PB, especificamente no
cotidiano da E.M.E.F Cícero Januário da Silva, localizado na comunidade do Logradouro.
Como desdobramentos, buscamos narrativas pessoais da escola, da equipe diretiva, dos
documentos comprobatórios. E analisar, nesse contexto, quais as dificuldades encontradas,
instrumentos utilizados para que a educação chegasse ao alunado, quais as consequências foram
trazidas pela Pandemia com relação a vida social, econômica e educacional desses alunos. Na
pandemia a educação é convocada a se singularizar, a se reinventar procurando outros meios
de acessibilidade através das tecnologias e na habilitação dos meios virtuais de aprendizagem.
No intento de construir e almejar resultados da investigação, usamos a combinação de
metodologias de natureza pesquisa de campo; revisão de literatura anexado às entrevistas
semiestruturadas dos docentes, alunos e direção e a observação participante. A pesquisa se
caracteriza como de campo, estudo de caso, com uma abordagem qualitativa frente aos dados
documentais e quantitativa, posto trazer dados sobre os fatos aqui tratados. A observação
participante se deu em função da minha função como Gestora da Escola em estudo.
Descrição:
CARVALHO, V. L. de A. Ensino remoto: impactos e desafios na escola rural municipal Cícero Januário da Silva – Esperança /PB - 2020-2021. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.