Resumo:
O presente artigo é resultado da intervenção pedagógica realizada no Estágio Supervisionado III, na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo em Queimadas, PB. Com o objetivo de exercitar a leitura e compreensão da vida social com estudantes da EJA (Ciclo V), a interdisciplinaridade entre literatura e sociologia se fizeram presentes através da obra Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. Ao tomarmos metodologicamente a Escrevivência como uma prática pedagógica, pudemos motivar os estudantes a escreverem sobre suas experiências cotidianas, trazendo assim para a sala de aula um material inspirador tanto para a elaboração das aulas, organizadas numa sequência didática, quanto para a dinâmica e criticidade da produção nas textualidades. As produções dos textos com temáticas do cotidiano se tornaram uma coletânea, cujo objetivo é aprimorar as aulas de sociologia com um produto construído pelos próprios estudantes.
Descrição:
SILVA, C. B. Sociologia na sala de aula da EJA: uma intervenção pedagógica com a Metodologia de Escrevivências a partir da Literatura de Carolina Maria de Jesus na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo em Queimadas, PB. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.