UEPB - Repositório Digital

Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Vanessa da Silva
dc.date.accessioned 2025-09-03T16:17:13Z
dc.date.available 2025-09-03T16:17:13Z
dc.date.issued 2025-07-30
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34697
dc.description LEITE, Vanessa da Silva. Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo. 2025. 28f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Os textos multimodais, quando associados ao ensino de Língua Portuguesa, contribuem para tornar essa prática mais significativa. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esses textos são amplamente utilizados, promovendo uma maior aproximação entre texto e leitor. Assim, o presente trabalho objetiva “Investigar se houve um aumento na utilização de textos multimodais nas Questões e Propostas de Redação do ENEM, considerando o período de 1998 a 2024”. A pesquisa de base Documental, adota uma abordagem quantitativa com suporte bibliográfico, voltada à análise e interpretação de dados coletados a partir de documentos oficiais. Utiliza como referenciais teóricos Kress e Van Leeuwen (2001) e Ribeiro (2022), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam uma ampliação significativa da presença dos textos multimodais nas provas, refletindo um esforço em avaliar competências interpretativas que vão além da leitura do texto verbal. Verifica-se também, que a multimodalidade na prova funciona como um recurso de construção de significados, e não como um conteúdo a ser diretamente avaliado. Dessa forma, o estudo contribui para a reflexão sobre: a presença de textos multimodais no ENEM; do caráter interdisciplinar do exame; e da importância de uma formação escolar que valorize a leitura crítica e o ensino de língua integrado às diferentes linguagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Danielly Vieira Inô pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.title Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta