dc.contributor.author |
Leite, Vanessa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-03T16:17:13Z |
|
dc.date.available |
2025-09-03T16:17:13Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34697 |
|
dc.description |
LEITE, Vanessa da Silva. Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo. 2025. 28f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os textos multimodais, quando associados ao ensino de Língua Portuguesa,
contribuem para tornar essa prática mais significativa. No Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM), esses textos são amplamente utilizados, promovendo uma maior
aproximação entre texto e leitor. Assim, o presente trabalho objetiva “Investigar se
houve um aumento na utilização de textos multimodais nas Questões e Propostas
de Redação do ENEM, considerando o período de 1998 a 2024”. A pesquisa de
base Documental, adota uma abordagem quantitativa com suporte bibliográfico,
voltada à análise e interpretação de dados coletados a partir de documentos oficiais.
Utiliza como referenciais teóricos Kress e Van Leeuwen (2001) e Ribeiro (2022),
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Os resultados indicam uma ampliação significativa da presença dos textos
multimodais nas provas, refletindo um esforço em avaliar competências
interpretativas que vão além da leitura do texto verbal. Verifica-se também, que a
multimodalidade na prova funciona como um recurso de construção de significados,
e não como um conteúdo a ser diretamente avaliado. Dessa forma, o estudo
contribui para a reflexão sobre: a presença de textos multimodais no ENEM; do
caráter interdisciplinar do exame; e da importância de uma formação escolar que
valorize a leitura crítica e o ensino de língua integrado às diferentes linguagens. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Dra. Danielly Vieira Inô |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.title |
Inserção de textos multimodais nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM (1998-2024): um estudo quantitativo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |