Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo compreender como a maternidade impacta a trajetória acadêmica de alunas no ensino superior, considerando os desafios enfrentados e o papel das políticas institucionais de apoio. Portanto, estabelece-se a criação de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com a finalidade de explorar estudos nacionais que abordem a temática da maternidade durante o ensino superior. Ao decorrer da análise, destaca-se a realidade das estudantes-mães que vivenciam a invisibilidade institucional, pela sobrecarga das múltiplas jornadas e ausência de suporte e políticas de apoio eficazes. Identifica-se que as mulheres que vivenciam a maternidade no ensino superior enfrentam barreiras que prejudicam sua trajetória no ensino superior, mas também constroem estratégias de resistência por meio do apoio coletivo, das redes solidárias e da criação de espaços de escuta e acolhimento. A pesquisa contribui para o levantamento da situação atual das discussões na literatura sobre o tema e reforça a necessidade de ações institucionais que promovam inclusão, equidade e justiça social no ambiente universitário. Conclui-se que o reconhecimento da maternidade universitária é essencial para a construção de práticas acadêmicas mais humanas e comprometidas com a permanência das alunas no ensino superior.
Descrição:
CANDEIA, Sabrina da Silva. MATERNIDADE E ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS DESAFIOS E POLÍTICAS DE APOIO À PERMANÊNCIA ACADÊMICA DE ALUNAS MÃES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.