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Este trabalho tem por objetivo analisar os principais desafios enfrentados pelos licenciandos da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, do curso de Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI - Monteiro/PB, durante a regência em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, utilizou-se um questionário cuja aplicação foi através do GoogleForms para alunos que já haviam concluído e tivesse sido aprovado em estágio II. Obteve-se a participação de 07 (sete) licenciandos e os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020). Para embasamento teórico, recorremos as reflexões de Pimenta e Lima (2012), Tardif (2022), Almeida e Pimenta (2014), Libâneo (1994), dentre outros autores que abordam sobre formação docente e estágio supervisionado e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC, 2016) que regulamenta e prescreve o componente curricular em foco. Os resultados revelaram os seguintes desafios: (i) dificuldades no planejamento pedagógico; (ii) insegurança na regência e na gestão de sala de aula; (iii) contribuições e lacunas na formação acadêmica; (iv) relação com os professores orientadores e da escola-campo; e (v) percepção geral sobre o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. A partir da análise, observou-se que apesar das dificuldades, os licenciandos reconheceram o estágio como uma experiência formativa crucial para a construção da identidade docente. Conclui-se, portanto, que o estágio de regência é um espaço fundamental na formação docente para a articulação entre teoria e prática, necessitando de fortalecimento institucional e de uma integração mais efetiva entre universidade e escola-campo. |
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