Resumo:
Estudos questionam propostas de educação infantil cujo objetivo principal é a
preparação para as séries seguintes do ensino fundamental e o desenvolvimento de
habilidades cognitivas. Compreendendo que a especificidades da infância foi
historicamente construída, estes estudos defendem um modelo de educação infantil
que garante o direito a todas as crianças de viverem a infância e proporcione
condições de desenvolvimento das vários aspectos da dimensão humana. Neste
contexto, coloca-se a questão do brincar, considerando que, no mundo moderno,
esta atividade passa a ser associada à criança e valorizada na educação, ora como
atividade dirigida, ora como atividade livre. O objetivo deste estudo é a brincadeira
(jogo protagonizado), enquanto atividade livre, como prática educativa na educação
infantil. O objetivo principal é analisar o brincar na educação infantil, buscando
identificar como ocorrem as brincadeiras na pré-escola e evidenciar sua importância
para a educação de crianças, considerando os aspectos da imaginação, e da cultura
que tecem as relações sociais da brincadeira. Utilizou-se uma metodologia
qualitativa, com base em observação participante, estudando o cotidiano de duas
turmas de uma pré-escola da rede municipal de Alagoa grande/PB. Realizaram-se
observações, com duração média de duas horas, registradas por escrito no período
de dois meses. Cada observação corresponde a uma unidade operacional de sentido.
Descrição:
LINO, C. da. S. Educar e brincar: o uso do brinquedo na educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.