dc.contributor.author |
Silva, Dymytrya Rayssa Neves da |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-11T14:43:03Z |
|
dc.date.available |
2025-09-11T14:43:03Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6561 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34772 |
|
dc.description |
SILVA, Dymytrya Rayssa Neves da. La utilización de las habilidades linguisticas comunicativas en la enseñanza y aprendizaje de lengua española . 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino e a aprendizagem da língua espanhola continuam enraizados nos aspectos gramaticais da língua, quando deveriam explorar outros pontos relevantes para o desenvolvimento da língua, como a competência e habilidades comunicativas. Embora a gramática seja realmente importante, o foco para a aprendizagem de línguas estrangeiras deve ser a comunicação. Os alunos devem ser preparados para se comunicar com nativos através de habilidades linguísticas comunicativas (HLC), e é por isso que se tornou necessário a realização deste trabalho, que tem como objetivo geral discutir a utilização das HLC nas aulas e Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) a partir da perspectiva de professores da educação básica. E como objetivos específicos: a) explorar o conceito de Habilidades Linguísticas Comunicativas, explicando cada uma delas, para que possam ser desenvolvidas; b) demonstrar a importância do uso das HLC, como etapa prática fundamentada na teoria gramatical; e c) analisar as dificuldades na implementação de HLC em sala de aula. Para embasar teoricamente este trabalho foram utilizados autores como: Cassany (1994), Muñoz (2004), Monsalve et al (2009) e outros, além de documentos brasileiros como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (2000). Metodologicamente, se configura como um estudo de caso de caráter qualitativo, a partir da aplicação de um questionário destinado aos professores da cidade de Monteiro-PB. A análise focou nas respostas dos professores sobre as habilidades e suas contribuições, analisou-se sua prática docente ao integrar os HLC no ensino e aprendizagem da Língua Espanhola. Conclui-se que as práticas desenvolvidas em aula não apresentam um foco comunicativo esclarecido, as aulas são conduzidas pela gramática e pelo uso de alguns recursos, como: vídeos, áudios e músicas. Além disso, com base nas respostas das colaboradoras, percebeu-se que é necessário que o planejamento do ensino da língua espanhola seja repensado e melhorado, para que assim, a abordagem seja direcionada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira |
pt_BR |
dc.language.iso |
es |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades linguísticas comunicativas (HLC) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola. |
pt_BR |
dc.title |
La utilización de las habilidades linguisticas comunicativas en la enseñanza y aprendizaje de lengua española |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |