Resumo:
A revolução tecnológica ocorrida nas últimas duas décadas devido ao desenvolvimento da internet, redes sociais, criação de softwares e aplicativos, influenciou completamente o modus operandi dos escritórios de contabilidade. O contador precisou incluir em sua rotina a utilização das ferramentas de marketing, a fim de se adaptar ao novo mercado. Este estudo teve como objetivo analisar como as organizações contábeis da cidade de Campina Grande – PB utilizam ferramentas de marketing em seus negócios. A metodologia adotada foi quantitativa, com procedimentos bibliográficos e trabalho de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, aplicado a uma amostra não probabilística por acessibilidade, composta por 30 escritórios contábeis. Os resultados indicam que, embora a maioria dos profissionais reconheça a importância do marketing, o conhecimento e a aplicabilidade dele ainda é básico. Conclui-se que há potencial para evolução no uso do marketing contábil, necessitando de maior investimento em capacitação e planejamento estratégico por parte dos empresários contábeis.
Descrição:
BRITO, Ana Laura. Marketing Contábil: um estudo nos escritórios de contabilidade na cidade de Campina Grande-PB. 2025. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.