Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do brincar, das brincadeiras, dos
brinquedos e dos jogos no desenvolvimento da infância, bem como observar situações
didáticas com o brincar e a partir disto incentivar e explorar os espaços lúdicos da criança, em
contextos escolar e não escolar.Outro ponto observado com a pesquisa é a redução dos
espaços utilizados para brincadeiras na comunidade e no ambiente escolar, que sua ausência
vem ocasionando dificuldades em criar uma inter-relação pessoal e social, pois geralmente as
crianças brincam em frente a um computador, perdendo um pouco da interação que o brincar
proporciona. Adotamos como procedimento metodológico a observação e questionário
aplicadas as crianças com uma faixa etária de 6 a 10 anos, residente na Rua São Manoel, no
bairro do Cordeiro em Guarabira/PB e bem como uma oficina realizada no assentamento
Tiradentes Marí/PB. A pesquisa teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja
linha de pensamento se relaciona em especial, com o brincar e o universo infantil, foco desse
estudo. Os resultados evidenciaram o quanto é importante o lúdico na construção da infância e
como os jogos e as brincadeiras tradicionais/populares podem ajudar nesse desenvolvimento
frente ao mundo da infância vivido atualmente, que restringe o brincar e brincadeiras
associado às tecnologias, implicando dessa forma em uma cultura do isolamento infantil.
Descrição:
OLIVEIRA, E. M. de. O brincar e a criança: um relacionamento prazeroso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.