Resumo:
RESUMO
As constantes mudanças no cenário econômico demandam que as empresas estejam sempre atualizadas e devidamente instruídas para o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que, além do mercado ser bastante competitivo ainda há o surgimento de novos empreendimentos diariamente. No entanto, a grande parte destas empresas não dispõe de gestores e/ou funcionários devidamente qualificados para tal, é então que surge a consultoria empresarial. Este tipo de serviço normalmente é contratado por empresas de pequeno ou médio porte, dado que, as de grande porte geralmente possuem profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento desta função. O consultor empresarial faz a identificação dos problemas existentes, faz o diagnóstico e o relata para os gestores para que em conjunto tomem a decisão mais propícia para a empresa. Foi realizado um estudo dentro da carteira de clientes da empresa de consultoria SEBRAE-PATOS, para identificar se houve ou não melhorias nas empresas assistidas, visto que contratar uma consultoria viabiliza a implementação de melhorias gerenciais que impactam diretamente os resultados entregues aos clientes.
O presente artigo científico tem como objetivo analisar a percepção dos clientes SEBRAE - Patos/PB em relação às mudanças organizacionais como consequência da contratação do serviço de consultoria empresarial. Foi utilizado como instrumento de análise um questionário com perguntas objetivas, sendo distribuído entre os participantes. Foi explicado como deveria ser preenchido as questões referentes à caracterização da população. Foi informado aos entrevistados que as informações fornecidas seriam de uso exclusivamente acadêmico e seriam rigorosamente sigilosas. A população pesquisada foi composta por empresas que fazem uso dos serviços de consultoria prestados pelo SEBRAE – Patos/PB. Os questionários foram entregues diretamente nas empresas e recolhidos posteriormente, foram colocados em prática nos dias 28 e 29 de Setembro de 2020. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram que as empresas contrataram o consultor para avaliar os sistemas e processos da empresa, a fim de surgimento de problemas que se tornem de difícil solução. Em relação aos critérios que o cliente utiliza para contratar uma consultoria, a experiência do consultor, a idoneidade da empresa de consultoria e a credibilidade são os fatores que mais pesaram para a contratação de uma consultoria, foi evidenciado ainda que a atuação do consultor na empresa superasse as expectativas das empresas contratantes e o nível de satisfação foi médio. Conclui-se então que a consultoria empresarial exerce uma importante função para as empresas, visto que por meio deste estudo obteve-se o conhecimento de melhorar pontos das empresas no qual provavelmente a induzirá a uma ocasião delicada e quem sabe irreversível futuramente.
Descrição:
Silva, Katyane de Medeiros. Mudança organizacional a partir da contratação dos serviços de consultoria dos clientes SEBRAE - Patos/PB. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos,2022.