Resumo:
Este estudo analisa o processo educativo como facilitador da aprendizagem na sala de aula da educação infantil. Neste contexto as escolas devem propor uma metodologia diferenciada, uma dessas metodologias são os jogos lúdicos, onde os alunos são capazes de construir, desenvolver, aplicar e manusear o objeto estudado, tornando assim uma aprendizagem significativa. Para obter maiores informações e qual o nível da aprendizagem dos alunos da referida escola Anthenor Navarro, Guarabira-PB, onde foi possível questionar, discutir, analisar, as melhores maneiras de resolver as questões das dificuldades na aprendizagem, visando uma forma de enquadrar todos os alunos em um só nível de conhecimento. Nesse contexto, sabemos das condições sociais em que nos encontramos, e que ainda é preciso rever o individualismo que faz parte dos nossos discursos educacionais, são consolidados dia após dia com a perspectiva de caminhos eficazes na socialização das crianças educando-as para a vida. Entendemos que é necessário o professor se conscientizar da existência de vários jogos educativos, a partir disso, mostraremos a importância do “lúdico” e como, os jogos, brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o bom desenvolvimento desses alunos em sala de aula.
Descrição:
MORAIS, V. R. Educação infantil: a importância do lúdico na construção do conhecimento das séries iniciais. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.