Resumo:
No atual contexto de competitividade os recursos financeiros e tecnológicos não são mais
suficientes para conferir às organizações diferencial competitivo. Desta forma, os indivíduos e
suas competências passam a ser os elementos de diferenciação estratégica para o sucesso
corporativo. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as competências
gerenciais indispensáveis aos professores em cargo de gestão no Campus VII da UEPB
através do grau de importância dado pelos mesmos aos conhecimentos, habilidades e atitudes
essenciais a função de gestor. Para isso, este estudo utilizou-se de pesquisa exploratória e
descritiva de abordagem quali-quantitativo, além de um estudo de caso; tendo como
ferramenta básica a aplicação de questionário fechado, o qual se baseou nos modelos de
Urbanavicius Jr et al. (2006) e Leboyer apud Gramigna (2002). Os resultados apontaram que
as competências, capacidade para resolução de problemas e ética profissional foram as que
obtiveram maior relevância para a função gerencial conforme os pesquisados, sendo o
empreendedorismo citado como de menor valor atribuído para o sucesso gerencial. Em
âmbito geral, os gestores da instituição de ensino compreendem a relevância das
competências gerenciais assinaladas, contudo alguns atributos indispensáveis ao processo
gerencial deixaram de ser melhor avaliados.
Descrição:
BORGES, A. C. Competências gerenciais: um estudo com os gestores
do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba,
Patos, PB. 2012. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.