UEPB - Repositório Digital

Um currículo para a educação de jovens e adultos: entre desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aline Jéssica Gomes da
dc.date.accessioned 2014-05-05T18:05:40Z
dc.date.available 2014-05-05T18:05:40Z
dc.date.issued 2014-05-05
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3517
dc.description SILVA, A. J. G. da. Um currículo para a educação e jovens e adultos: entre desafios e possibilidades. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Os debates em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm aumentado, consideravelmente, desde 1940. Contudo, muitos desafios ainda permanecem neste campo, sobretudo aqueles relacionados ao enfretamento do analfabetismo, bem como a questão da construção de um currículo específico a esta modalidade. Com a Constituição Federal de 1988, após a Ditadura Militar, a EJA assumiu um caráter de Ensino Supletivo, continuando com características assistencialistas. Desde então, muitos programas foram criados, sem contudo, resultar na superação das dificuldades mencionadas. Assim, devido à falta de uma gestão que se preocupasse com a Educação de Jovens e Adultos, esta não alcançou o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade. Diante de tantos desafios, o presente trabalho objetiva discutir a importância de um currículo específico para EJA, currículo este que possa subsidiar a educação, contribuindo de forma ímpar e singela para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos. Na composição das discussões sobre currículo, buscamos aporte teórico em: SILVA (2005), GRISAY (2004), APPLE (2002), SAVIANI (2003), entre outros. Nas discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos, por sua vez, dialogamos com PAIVA (1997), BEISEIGEL (2003), além dos documentos oficiais do Ministério da Educação e da UNESCO. Apoiando-nos em uma pesquisa bibliográfica, identificamos como principal resultado a importância que as propostas ofertadas e em curso, para a Educação de Jovens e Adultos, sejam consideradas na construção de propostas curriculares alternativas, adequadas às necessidades de aprendizagem e a realidade vivenciada pelas pessoas jovens e adultas, como direito e condição plena de cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Um currículo para a educação de jovens e adultos: entre desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta