Resumo:
O presente artigo tem como objetivo abordar o processo de desenvolvimento da
Educação Infantil. Apresentando a Concepção de Infância, a Trajetória da
Educação Infantil no Brasil e as Políticas Públicas destinadas à Educação Infantil.
Discute a origem das instituições destinadas a essa modalidade de educação.
Dentre estas instituições enfatizaremos a função da creche para com a sociedade
- cuidar e/ou educar, desde sua origem até os dias de hoje. O trabalho optou por
uma pesquisa bibliográfica. A pretensão deste trabalho foi constituída a partir da
necessidade de se aprofundar acerca da Educação infantil brasileira, no tocante
as mudanças que foram ocorrendo ao longo dos tempos, no âmbito da mesma,
tendo em vista a importância de se discutir a Educação Infantil como parte de um
contexto amplo. Foi feito um estudo a partir de abordagens teóricas, tomando
como bases as idéias de autores como: Ariès (1978), Cabral (2005), Oliveira
(2010) e dos demais não selecionados, por fazer referência a história deste nível
de escolaridade, envolvendo a questão da educação da criança de 0 a 6 anos.
Descrição:
Educação infantil no Brasil: evolução e repercussão no atendimento às crianças em instituições educativas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.