Resumo:
Esse artigo versa sobre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
situando os lugares que lhes são comuns e reconhecimento à diversidade que
caracterizam o perfil sociocultural e etário desses educandos. Instigada pelas
leituras, debates e vivências a partir de minha inserção no campo desta modalidade
educativa, enquanto graduanda do Curso de Pedagogia da UEPB da área de
aprofundamento em EJA aventurei-me em pesquisar e escrever sobre o perfil
desses sujeitos. Alimenta minha busca, a construção de um melhor entendimento
sobre esses sujeitos, com vistas a construir estratégias didático-pedagógicas, que
me permite transitar com mais segurança na área da EJA. Para tanto, foi realizado
um levantamento bibliográfico sobre o tema, bem como entrevistas com os
educandos da EJA de duas escolas públicas da rede municipal de ensino de
Guarabira – PB. No percurso teórico-metodológico, regido pelos preceitos da
pesquisa qualitativa, estabelecemos diálogos com os autores BEISIEGEL (1982),
SILVA (2010), PAIVA (2009), MEC (2006), dentre outros. Os resultados levam à
constatação de que, as práticas educativas que atuam nesse campo de saber,
precisam considerar às necessidades históricas e sociais desses sujeitos, o que não
se faz sem um diagnóstico claro de seu perfil, em todas às dimensões possíveis.
Descrição:
COSTA, L. dos. S. O sujeito da educação de jovens e adultos: traços de uma história em construção. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.