UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o ingresso e permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Gilvanice da Silva
dc.date.accessioned 2014-05-05T18:10:40Z
dc.date.available 2014-05-05T18:10:40Z
dc.date.issued 2014-05-05
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3526
dc.description OLIVEIRA, G. da. S. Reflexões sobre o ingresso e permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo objetiva refletir sobre o ingresso e a permanência dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos processos educativos desenvolvidos junto a esta modalidade de ensino. Problematiza a relação entre o perfil dos educandos e as dificuldades que enfrentam ao retomarem seus estudos. No conjunto das discussões, aborda as concepções de “evasão” escolar contrapondo-se à visão deste conceito como “fracasso escolar”. Discute os princípios norteadores da EJA, pautando-se nos parâmetros legais que asseguram as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, assim como nos teóricos que tem se dedicado ao estudo das questões relativas aos fenômenos estudados. Para atingir os objetivos pretendidos, fizemos uso da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando da observação e da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Nosso universo de pesquisa abarcou duas escolas da rede pública dos municípios de Alagoa Grande e Guarabira, ambas no Agreste paraibano e que atendem a modalidade. Tais dados, articulados às leituras teóricas constituíram as bases deste estudo. Os resultados apontam para a constatação de que, sem empenho, valorização e compromisso por parte de todos os que fazem a EJA, a permanência dos alunos nas salas de aula torna-se, cada vez mais, um desafio. Evidenciamos através da pesquisa de campo que, o abandono do educando da EJA possui uma série de fatores, que embora conhecidos pela escola, seus agentes e programas têm sido negligenciados e pouco considerados no que se refere à oferta e à promoção de políticas públicas destinadas a este público. Afirmamos, a partir desse estudo, que a Educação ao longo da vida precisa deixar de ser um conceito teórico e assumir dimensões reais e práticas para que, os elevados índices de analfabetismo adulto e de evasão escolar que ainda persistem em nosso país possam ser superados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title Reflexões sobre o ingresso e permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta