Resumo:
A ludicidade caracteriza-se como sendo uma busca do desenvolvimento das capacidades do sujeito, através do desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da sensibilidade, da autonomia, e em especial da construção de uma identidade crítica social, através de atividades que despertem na criança a perspectiva de futuro enquanto ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como principal objetivo expor a importância do lúdico na construção da identidade da criança, levando em consideração o ambiente escolar da Creche Abigail Vieira da Silva localizada na cidade de Guarabira – PB. Sendo assim, a escolha da Creche para estudos descritivos visou identificar a questão do cuidado ligado à questão educativa, atrelados aos saberes práticos, da importância da socialização e formação da identidade, e assim, das atividades lúdicas que são fundamentais para o desenvolvimento dessas habilidades acima elencadas. Para responder as questões que norteiam a pesquisa, dividimos o trabalho em três partes: a primeira parte foi fruto de uma pesquisa bibliográfica traz os conceitos e ideias sobre o lúdico na educação infantil; a segunda emaranha os caminhos da nossa pesquisa e, finalmente, a terceira versa sobre os resultados da pesquisa.
Descrição:
ARAÚJO, L. C. de. A importância do lúdico na construção do ensino aprendizagem de crianças: uma necessidade na creche Abigail Vieira da Silva. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.