Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da variação linguística no
contexto escolar, bem como a postura do professor frente ao uso da linguagem não-padrão
apresentada por seus alunos de uma escola pública, no município de Cuitegí-PB. Para
tanto, estudiosos da área como Bortoni-Ricardo (2004), Dino Preti (2003), Irandé Antunes
(2007), Marcos Bagno (2002) dentre outros serão a nossa base teórica para as análises e
reflexões aqui contidas. Para tal, fizemos uso da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico,
onde registramos as falas dos alunos, com construções que se afastam do padrão, bem
como a aplicação de um questionário com a professora da sala, na qual ocorreu a pesquisa.
Através da pesquisa, pudemos perceber que a educadora possui conhecimentos
sociolinguísticos e não vê a variação linguística como um “erro”. Em relação aos alunos, os
mesmos apresentaram alguns fenômenos durante a interação oral, tais como:
monotongação, desnasalização, prótese, assimilação, ditongação e falta de concordância no
plural. Conclui-se, então, que a variação linguística está presente nas escolas e que o papel
do professor é bastante importante para superação de estigmas relacionados à linguagem
não-padrão e a ascensão do aluno frente à linguagem padrão.
Descrição:
FERNANDES, I. de. L. Variação linguística no contexto escolar: um estudo de caso no município de Cuitegí-PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.