dc.contributor.author |
Oliveira, Raquelândia Francisco |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-05T18:11:00Z |
|
dc.date.available |
2014-05-05T18:11:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3529 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, R. F. O papel do desenho no desenvolvimento infantil. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Papel do Desenho no Desenvolvimento
Infantil e suas contribuições no processo de aprendizagens da criança. Num primeiro
momento discutiram-se as fases do desenvolvimento do desenho infantil segundo Viktor
Lowenfeld (1903 – 1960). Pode-se assim recorrer aos autores Piaget (1973, 1975), Vygotsky
(1987, 1989) e Wallon (1989, 1995), onde abordaram-se sobre o desenvolvimento infantil e
suas diferenciações. O resultado dessa pesquisa pretende vir a contribuir e incentivar os
educadores à desenvolver uma prática que considere o desenho infantil como uma forma de
aprendizagem fazendo com que essa prática se torne essencial na educação infantil. Viu-se
que através do desenho a criança consegue deixar sua marca e usar sua imaginação, é nessa
época que ela tem a sensibilidade de perceber tudo o que está a sua volta independentemente
do seu meio social ou cultural onde está inserida. Nisto, observam-se suas capacidades de
expressar graficamente o que sentem ou mesmo o que vêem de forma que o seu grau de
habilidade permita que elas venham a se expressar e interagir com o seu meio social, na
construção se um ser social e histórico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vanusa Valério dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.title |
O papel do desenho no desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |