Resumo:
O ácido lipóico é um derivado do ácido octanóico que atua como um cofator essencial em complexos multienzimáticos mitocondriais. É utilizado na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estresse oxidativo como o diabetes e doenças cardiovasculares. O objetivo deste estudo consistiu na caracterização térmica do fármaco e cápsulas de ácido lipóico e a determinação das curvas de pressão de vapor da matéria prima, utilizando as técnicas termoanalíticas: Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Termogravimetria (TG). A curva DSC do ácido lipóico demonstrou um pico endotérmico, na faixa de temperatura de 58,75 °C a 61,30 °C (ΔH = 103,71 J.g
–1
), confirmando a identidade da amostra. A curva TG apresentou apenas uma etapa bem definida que ocorre entre 233,48 e 265,76 °C com perda de massa (Δm) de 99,69%. Os resultados demonstraram que não houve alteração da estabilidade térmica do ácido lipóico na forma de cápsulas. Este estudo mostrou ainda que a termogravimetria é uma técnica adequada para caracterização da curva de pressão de vapor do ácido lipóico. Uma importante etapa na pesquisa e no desenvolvimento de novos medicamentos consiste na caracterização das propriedades físico-químicas do fármaco. Este processo deve ser iniciado a partir do principio ativo em questão, de modo a aperfeiçoar os parâmetros de qualidade da forma farmacêutica final requerida.
Descrição:
SILVA, P. C. D. da.
Aplicação de técnicas termoanalíticas na caracterização e determinação das curvas de pressão de vapor do alfa-ácido lipóico. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.