Resumo:
O presente trabalho aborda o tema Gestão da Qualidade, e o principal objetivo é analisar as
melhorias que a Gestão da Qualidade pode trazer aos arquivos no tocante a garantia da qualidade
dos serviços oferecidos pelo mesmo, pois a busca pela garantia da qualidade dos serviços pelas
instituições sugere o interesse dos gestores para a implantação da gestão da qualidade em suas
atividades, assim introduzindo mudanças organizacionais como resposta às novas e amplas
exigências desta nova era. Este trabalho aborda sobre a necessidade e análise da aplicação da
Gestão da Qualidade Total em arquivos do setor público – precisamente no arquivo setorial do Centro
de Ciências Humanas e Letras no intuito de resolver problemas de insatisfação dos usuários.
Abordou-se conceitos referente a informação, era da informação, serviços, qualidade e gestão da
qualidade total como forma de ajudar a esclarecer sobre a necessidade deste tema como também de
indicar caminhos na busca para solucionar a questão relacionada aos problemas na área de serviços
de arquivo. A aplicação da pesquisa foi em forma de questionários entregues ao arquivista do arquivo
setorial do Centro de Ciências Humanas e Letras e a alunos do curso de arquivologia Os resultados
obtidos a partir das informações levantadas junto aos respondentes garantem que a implementação
de um Sistema de Gestão da Qualidade trará melhorias significativas nos serviços assim como
garantia na satisfação dos usuários.
Descrição:
SILVA, D. X. da. Gestão da qualidade em arquivos públicos: uma análise da
aplicabilidade da GQ no arquivo setorial do Centro de Ciências
Humanas, Letras e Artes (CCHLA-UFPB). 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.