Resumo:
Este trabalho partiu dos resultados obtidos, com sucesso, em investigação anterior, do projeto PIBIC/CNPQ 2010-2011, intitulado: A DOCUMENTAÇÃO SOBRE ESCRAVIZADOS NA PARAÍBA: disseminando as informações em meios digitais. A partir da digitalização de (718) setecentos e dezoito documentos em três instituições detentoras de Arquivo em João Pessoa, foi construído o software Arquiveduca onde foram depositadas as fotografias dos documentos bem como suas fichas de descrição. Na pesquisa que ora apresentamos, analisou-se a aplicabilidade do software construído, como instrumento de recuperação e difusão de informações sobre escravizados na Paraíba em (2) duas escolas públicas, (2) duas escolas privadas e (1) uma escola cooperativa. Utilizamos os autores Andrade (2008), Araújo (2003), Acher (2011), Barros e Vieira (2010), Bittencourt (2004), Ferneda (2003), Heredia Herrera (1991), Jardim (1992), Jesus e Kafure (2010), Le Coadic (2004), Leão (2006), Naves (2004), Lopez (2002), Rondinelli (2007), Silva (2005) para embasar nossa pesquisa e assim trazer um respaldo teórico que possibilitasse uma fundamentação consistente acerca do tema. Fizemos a experiência de utilização com (8) professores de História do ensino fundamental II, avaliamos o software Arquiveduca como instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso fosse possível, foi empregado o método experimental, qualitativo, exploratório e descritivo. Dos resultados obtidos, temos uma aceitação por 80% dos professores que afirmaram que usariam o software como um instrumento didático-auxiliar para melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos na sala de aula.
Descrição:
SILVA, Faysa de Maria Oliveira e. Arquiveduca: uma ferramenta de recuperação da informação sobre os escravizados na Paraíba dos séculos XVIII e XIX. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.