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Arquiveduca: uma ferramenta de recuperação da informação sobre os escravizados na Paraíba dos séculos XVIII e XIX

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dc.contributor.author Silva, Faysa de Maria Oliveira e
dc.date.accessioned 2014-05-15T12:21:19Z
dc.date.available 2014-05-15T12:21:19Z
dc.date.issued 2014-05-15
dc.identifier.other CDD 025.04
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3658
dc.description SILVA, Faysa de Maria Oliveira e. Arquiveduca: uma ferramenta de recuperação da informação sobre os escravizados na Paraíba dos séculos XVIII e XIX. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho partiu dos resultados obtidos, com sucesso, em investigação anterior, do projeto PIBIC/CNPQ 2010-2011, intitulado: A DOCUMENTAÇÃO SOBRE ESCRAVIZADOS NA PARAÍBA: disseminando as informações em meios digitais. A partir da digitalização de (718) setecentos e dezoito documentos em três instituições detentoras de Arquivo em João Pessoa, foi construído o software Arquiveduca onde foram depositadas as fotografias dos documentos bem como suas fichas de descrição. Na pesquisa que ora apresentamos, analisou-se a aplicabilidade do software construído, como instrumento de recuperação e difusão de informações sobre escravizados na Paraíba em (2) duas escolas públicas, (2) duas escolas privadas e (1) uma escola cooperativa. Utilizamos os autores Andrade (2008), Araújo (2003), Acher (2011), Barros e Vieira (2010), Bittencourt (2004), Ferneda (2003), Heredia Herrera (1991), Jardim (1992), Jesus e Kafure (2010), Le Coadic (2004), Leão (2006), Naves (2004), Lopez (2002), Rondinelli (2007), Silva (2005) para embasar nossa pesquisa e assim trazer um respaldo teórico que possibilitasse uma fundamentação consistente acerca do tema. Fizemos a experiência de utilização com (8) professores de História do ensino fundamental II, avaliamos o software Arquiveduca como instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso fosse possível, foi empregado o método experimental, qualitativo, exploratório e descritivo. Dos resultados obtidos, temos uma aceitação por 80% dos professores que afirmaram que usariam o software como um instrumento didático-auxiliar para melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francinete Fernandes de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Documentação sobre escravizados na Paraíba pt_BR
dc.subject Software Arquiveduca pt_BR
dc.subject Recuperação da informação pt_BR
dc.subject Uso da informação arquivística pt_BR
dc.title Arquiveduca: uma ferramenta de recuperação da informação sobre os escravizados na Paraíba dos séculos XVIII e XIX pt_BR
dc.type Other pt_BR


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