dc.contributor.author |
Monteiro, Cícero Romão Mota |
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dc.date.accessioned |
2014-05-19T22:45:54Z |
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dc.date.available |
2014-05-19T22:45:54Z |
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dc.date.issued |
2014-05-19 |
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dc.identifier.other |
CDD |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688 |
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dc.description |
MONTEIRO, C. R. M. A influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores Natura da cidade de Patos-PB. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As práticas de sustentabilidade e responsabilidade social estão se tornando cada vez mais
debatidas como forma de solução para amenizar o desequilibrio ambiental ocasionados,
principalmente, pelas formas de consumo indevido, o processo de industrialização e as
práticas de comércio predatório. Diante desses fatos, um grupo de consumidores mais
preocupados com as questões ecossociais avaliam suas práticas de consumo e passam a
comprar de organizações que também ofereçam produtos com características inofensívas ao
meio ambiente. Não se limitando apenas nos produtos, algumas organizações resolveram
adaptar suas políticas e os demais setores da organização a uma perspectiva verde, buscando
não somente resultados financeiros, mas também, contribuir para diminuição do impacto
ambiental. Neste contexto, achou-se oportuno compreender a influência do marketing verde
no processo de decisão de compra dos consumidores da marca Natura da cidade de Patos-PB.
A Natura é uma empresa brasileira que adota práticas sustentáveis como guia de gestão e seus
produtos são uma expressão dessa prática, assim como as demais atividades exercidas pela
empresa. A pesquisa básica realizada foi de caráter quantitativo, de campo, bibliográfica, com
finalidades de descrever as características da população estudada, bem como explicar como
são afetadas pelo marketing verde implementado pela Natura Cosméticos S. A. Instrumentada
por um formulário que mediu o nível de concordância quanto a perguntas de caráter
qualitativos, foram abordadas 105 pessoas selecionadas com o pré-requisito de estar
consumindo ou já ter usado um produto Natura. Após a análise dos dados foi constatado que
os consumidores associam a marca Natura como uma empresa que traz um diferencial
sustentável em suas práticas comerciais, entretanto os mesmos não demonstraram que estão
dispostos a tomar atitudes efetivas no processo de compra, a fim de contribuir para a
diminuição do impacto ambiental, preferindo colaborar de outra forma. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joácio de Oliveira Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing verde |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de decisão de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Natura |
pt_BR |
dc.title |
A influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores Natura da cidade de Patos-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |