UEPB - Repositório Digital

As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Damião Sobrinho da
dc.date.accessioned 2014-05-19T22:56:29Z
dc.date.available 2014-05-19T22:56:29Z
dc.date.issued 2014-05-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3696
dc.description SILVA, D. S. As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo monográfico propôs-se a analisar e refletir, a partir da pesquisa bibliográfica, as tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular. Mediante a prática de ensino, sabe-se que a mesma, deve basear-se no princípio de que é função da educação desenvolver a capacidade do indivíduo de forma autônoma, resultando no surgimento de um ser ativo perante o meio. No ensino inclusivo, a prática de ensino deve proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania, enfatizando a formação geral do discente, estimulando a capacidade de criar e superar desafios, valorizando a comunicação e a expressão oral e escrita como produção social, gerando o conhecimento cognitivo, crítico e social do indivíduo em sociedade. Desta forma, a dimensão da educação inclusiva como forma de mediação entre o sujeito e a sociedade, propiciará um processo de formação do ser atuante, o qual pode ser ampliado se o processo educativo for capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades. As tecnologias assistivas podem favorecer a formação de cidadãos capazes de transformar os padrões sociais existentes através de uma postura adequada para atuação pessoal, social e profissional. O estudo em questão, contou com um referencial teórico a partir das contribuições de autores, como: Capovilla (1997), Ferreira (1998), Levy (1999), Moriña (2004), Perrenoud (2001), Vygotsky (1997), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edilene Araújo dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias Assistivas pt_BR
dc.title As tecnologias assistivas como um contributo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola regular, Patos, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta