Resumo:
Objetivo: Avaliar a prevalência de Síndrome Metabólica (SM) em adolescentes, segundo critérios da International Diabetes Federation (IDF) e National Cholesterol Education Program – Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III), bem como a concordância entre esses dois critérios.
Métodos: Estudo epidemiológico e transversal, realizado entre setembro de 2010 e agosto de 2011 no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), no Município de Campina Grande-PB. Foram avaliados 146 adolescentes obesos e com sobrepeso, com idade entre 10 e 19 anos incompletos. Realizou-se avaliações antropométricas (peso, circunferência abdominal e estatura), laboratoriais (glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos) e da pressão arterial. Para avaliar a concordância entre os dois critérios de diagnóstico de SM utilizou-se a estatística Kappa. Na análise de associação de proporções dos critérios diagnóstico com o sexo do paciente, fez-e uso do Teste Qui-quadrado de Pearson.
Resultados: Da amostra total, 85 adolescentes não apresentaram SM por nenhum dos critérios em questão, 58 (39,7%) apresentaram SM segundo o IDF, 39 (26,7%) segundo o NCEP e 36 (24,7%) segundo os dois critérios. Verificou-se uma concordância percentual de 82,9% entre os critérios, da mesma forma, o coeficiente Kappa (kappa=0,62) demonstra uma boa concordância entre os métodos.
Conclusão: Apesar da boa concordância entre os critérios de diagnósticos utilizados, é necessária a adoção de parâmetros únicos e fixos para determinar a SM em crianças e adolescentes.
Descrição:
MELO, M. M. A. de.
Diagnóstico da Síndrome Metabólica em adolescentes obesos ou com sobrepeso segundo dois critérios de avaliação. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.