Resumo:
Tendo em vista o desenvolvimento econômico do Brasil e o reflexo causado na vida das pessoas que atualmente buscam se especializar e crescer do ponto de vista intelectual, observou-se que a sociedade está cobrando com mais afinco os seus direitos garantidos pelas leis e que são de dever do poder público, nesse sentido tomando por base os conceitos e teorias dos administradores e teóricos do tema, esta pesquisa buscou identificar as práticas da profissionalização da administração pública e as suas influências na qualidade dos serviços prestados aos usuários-clientes. Para alcançar de forma concreta este objetivo realizou-se um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba, oportunidade na qual foi descrito as práticas de profissionalização adotadas pela instituição. Como os docentes avaliam estas práticas e por fim identificou-se a visão que os professores tem a respeito da influência dessas praticas na qualidade do serviço realizados por eles. Nesse aspecto a pesquisa identificou que a instituição pesquisada busca adotar as práticas de profissionalização como a implementação de planos de cargos e salários, avaliação de desempenho e incentivo a capacitação, também foi identificado que os profissionais da UEPB enxergam esses métodos como pilares para se alcançar a qualidade do serviço prestado não apenas aos alunos como a toda a comunidade.
Descrição:
FIGUEIREDO, J. L. Práticas de profissionalização na administração pública: Estudo com docentes do campus VII da UEPB – Patos, PB. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.