dc.contributor.author |
Silva, Jéssica Priscilla Paulo da |
|
dc.date.accessioned |
2014-05-29T12:23:00Z |
|
dc.date.available |
2014-05-29T12:23:00Z |
|
dc.date.issued |
2014-05-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.3142 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3830 |
|
dc.description |
SILVA, J. P. P. Estratégias de diferenciação e posicionamento da empresa Nova Vida Supermercado na cidade de Santa Luzia-PB. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização de estratégias tem se destacado como um fator primordial para a competitividade das organizações. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de formulação de estratégias que assegurem uma posição sustentável para os participantes do setor. O presente artigo teve como objetivo identificar as estratégias competitivas de diferenciação e posicionamento adotadas no Nova Vida Supermercado, para tanto buscou-se definir as estratégias competitivas de diferenciação estabelecidas por Mintzberg, identificar os métodos utilizados pela empresa para diferenciar-se dos seus principais concorrentes e verificar quais tipos de estratégia de diferenciação se sobressaem na prática do supermercado pesquisado. Do ponto de vista metodológico, este estudo utilizou-se de pesquisa do tipo descritiva, um estudo de caso caracterizando-se como de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como ferramenta básica a aplicação de um questionário fechado. Tal análise foi feita sobre os diversos posicionamentos estratégicos adotados atualmente pela empresa. Ao final, chegou-se à conclusão que os gestores da empresa pesquisada apontaram uma forte tendência de atuação na estratégia de design que se sobressai dentre as demais, pois além de diferenciar um produto do outro no mercado, o design influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. Destaque na estratégia de imagem que torna um produto distinto do outro através da propaganda tornando-o mais atrativo para os consumidores, e também na estratégia da qualidade de seus produtos/serviços, em que busca-se ofertar produtos de excelente qualidade em que se entende esta característica como um critério essencial para o sucesso da empresa, com condições para traçar uma eficiente estratégia de negócio. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Débora Barbosa Guedes de Oliveira Vilaça |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia competitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Diferenciação |
pt_BR |
dc.subject |
Posicionamento Estratégico |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de diferenciação e posicionamento da empresa Nova Vida Supermercado na cidade de Santa Luzia-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |