Resumo:
Com as mudanças que estão acontecendo no mercado às organizações tiveram a necessidade de se adaptar e utilizar diferentes tipos de modelos organizacionais, principalmente baseados em redes, como uma forma de obter competitividade e sobrevivência no mundo globalizado. As redes como modelos organizacionais baseados neste tipo de ideia necessitam de formas de gestão adequadas e estratégias que tragam sucesso para a associação. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por uma rede de supermercados e sua devida contribuição para a permanência da filiação na perspectiva do filiado e da gerência, bem como o processo de formulação e mensuração das mesmas, tendo como caso uma rede de supermercados denominada Rede Seridó – RN. Para tanto foi realizado uma pesquisa de campo, classificada como descritiva, qualitativa e quantitativa, onde os dados coletados apresentam que as estratégias utilizadas pela rede estão contribuindo para a filiação, necessitando apenas de um foco em áreas críticas e estratégias essenciais para o melhor desenvolvimento do negócio.
Descrição:
SOUSA, T. G. Estratégias de gestão de redes para a permanência da filiação: um estudo na rede Seridó. 2012. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.