Resumo:
As microempresas estão presentes no mercado sob diversos segmentos, estas representam o sustento de muitas
famílias que escolhem ter o seu próprio negócio como principal meio de vida. Além disso, muitas vezes o
planejamento e o uso de estratégias não são realizados formalmente, devido os seus gestores não apresentarem
conhecimento de ferramentas estratégicas. Assim, o presente artigo disserta sobre o assunto Planejamento
Estratégico, utilizando a empresa familiar como referência, buscando mostrar na prática como se identificam os
processos estratégicos na microempresa. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de
Planejamento Estratégico para a microempresa Mariza Noivas, bem como mostrar quais os aspectos que são
considerados nesse processo. Primeiramente demonstra-se a realização de um estudo bibliográfico acerca do
assunto. Assim como mostra a relevância deste para as microempresas familiares, realizando um estudo na
empresa Mariza Noivas, enfatizando sua gestão em seus diversos aspectos. Como metodologia, a pesquisa
classifica-se como Descritiva na forma de Estudo de Caso e para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas com
os colaboradores, além da observação dos ambientes inerentes à organização, demonstrando características mais
relevantes que possam interferir na gestão da empresa, bem como se enfatiza os aspectos relacionados às
estratégias presentes na organização observada. Evidencia-se a influência do Planejamento Estratégico na
organização através da aplicação do mesmo. Além disso, sugerem-se estratégias e soluções para os problemas
identificados na análise realizada.
Descrição:
ALVES, I. T. P. Uma proposta de planejamento estratégico na microempresa familiar Mariza Noivas na cidade de Caicó - RN. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.