Resumo:
Atualmente, no Brasil, por meio do programa PROINFO proveniente do Ministério da
Educação, é possível observar a crescente aparição de laboratórios de informática nas escolas
públicas por todo território. Dos grandes centros, até os lugares mais remotos, o acesso à
informática vem tentando conseguir seu espaço, como ferramenta nos processos de ensinoaprendizagem.
Mediante pesquisa feita em trabalhos acadêmicos e científicos, observou-se
que na maioria dos trabalhos que tratavam do desenvolvimento de Software Educacional, a
avaliação da qualidade não era considerada nestes. Diante deste fato, surgem as indagações:
Os softwares que são disponibilizados nos laboratórios de informática das escolas são
detentores de qualidade suficiente e garantida para a utilização por parte do alunado? Quais
foram os modelos utilizados para a avaliação destes? Nos trabalhos pesquisados, foi
observada também a presença (na grande maioria destes) das normas ISO/IEC 9126 e
ISO/IEC 14598, como guias para o alcance da qualidade. Porém, nas situações encontradas, a
presença do usuário final do Software Educacional (quais sejam, o professor e o aluno) foi
descartada. Além disso, aspectos de qualidade relacionados ao uso desses softwares no
ensino-aprendizagem também foram omitidos. Diante do exposto, este trabalho apresenta um
modelo de processo de avaliação de qualidade do produto de Software Educacional,
considerando aspectos educacionais na sua concepção, e que leva em conta um maior
envolvimento do aluno e do professor na avaliação desse software.
Descrição:
LIMA, J. F. S. de. Quali-Edu: Um processo de avaliação de qualidade do produto de software educacional. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.