UEPB - Repositório Digital

Experiência das ações do PIBID numa escola pública da rede estadual de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Bruno Oliveira de
dc.date.accessioned 2014-06-27T18:01:36Z
dc.date.available 2014-06-27T18:01:36Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3977
dc.description LIMA, B. O. de. Experiência das ações do PIBID numa escola pública da rede estadual de Campina Grande – PB. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação como base para a formação do cidadão vem se constituindo de novos horizontes, os quais visam estabelecer uma orientação firmada na contextualização, a qual insere a realidade sociocultural do aluno na prática do ensino. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato da experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES. A experiência foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Prata), ao se desenvolver atividades educativas no ensino de Biologia, baseadas no programa do Ensino Médio Inovador no período de 2010 a 20013. De acordo com as diretrizes pedagógicas a aquisição do conhecimento a partir de situações problematizadoras estimula o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes quanto aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que importam a compreensão da realidade vivenciada. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um estudo descritivo experiencial, vivenciada. Inicialmente, foi feito o reconhecimento do espaço escolar, depois um período de observação ativa das aulas tradicionais, em seguida realiza-se um planejamento de atividades extraclasse e execução de atividades didáticas, e lúdicas. Por fim, como instrumentos de coleta e análise de dados, a aplicam-se roteiros de entrevistas e questionários. O Projeto PIBID/Biologia contribui para a melhoria do ensino-aprendizagem, relação docente/discente, numa perspectiva inovadora, mediante a reflexão sobre a ação educativa. Salienta-se, por oportuno, que o desenvolvimento desse trabalho na escola concorre para a formação inicial de bolsistas-PIBID, e contínua dos professores do ensino tradicional. A experiência como bolsista foi válida e extremamente rica, tanto em nível pessoal, como nível profissional, e serviu para mostrar a relevância da utilização de praticas inovadora no ensino de biologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ramos de Brito pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Ensino tradicional pt_BR
dc.title Experiência das ações do PIBID numa escola pública da rede estadual de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta