dc.description.abstract |
A educação como base para a formação do cidadão vem se constituindo de novos horizontes, os
quais visam estabelecer uma orientação firmada na contextualização, a qual insere a realidade
sociocultural do aluno na prática do ensino. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar
um relato da experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência, financiado pela CAPES. A experiência foi desenvolvida na Escola Estadual de
Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Prata), ao se desenvolver atividades
educativas no ensino de Biologia, baseadas no programa do Ensino Médio Inovador no período
de 2010 a 20013. De acordo com as diretrizes pedagógicas a aquisição do conhecimento a
partir de situações problematizadoras estimula o desenvolvimento da aprendizagem dos
discentes quanto aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que importam a
compreensão da realidade vivenciada. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um
estudo descritivo experiencial, vivenciada. Inicialmente, foi feito o reconhecimento do espaço
escolar, depois um período de observação ativa das aulas tradicionais, em seguida realiza-se um
planejamento de atividades extraclasse e execução de atividades didáticas, e lúdicas. Por fim,
como instrumentos de coleta e análise de dados, a aplicam-se roteiros de entrevistas e
questionários. O Projeto PIBID/Biologia contribui para a melhoria do ensino-aprendizagem,
relação docente/discente, numa perspectiva inovadora, mediante a reflexão sobre a ação
educativa. Salienta-se, por oportuno, que o desenvolvimento desse trabalho na escola concorre
para a formação inicial de bolsistas-PIBID, e contínua dos professores do ensino tradicional.
A experiência como bolsista foi válida e extremamente rica, tanto em nível pessoal, como nível
profissional, e serviu para mostrar a relevância da utilização de praticas inovadora no ensino de
biologia. |
pt_BR |