Resumo:
O desenvolvimento farmacotécnico de protetores solares engloba diversas vertentes no campo das Ciências Farmacêuticas, tais como: descoberta de novos compostos com ação fotoprotetora, avaliação qualiquantitativa do sinergismo entre diferentes filtros na elevação do fator de proteção solar, elaboração de veículos com características biofarmacêuticas e comercialmente favoráveis, testes de verificação da permeação das substâncias ativas através da pele, entre outros. Este trabalho objetivou através da ferramenta de planejamento fatorial desenvolver emulsões fotoprotetoras e avaliar parâmetros físico químicos de estabilidade bem como determinar o fator de proteção solar das mesmas. O planejamento foi do tipo 2
3
e teve como variáveis de entrada a concentração e o tipo de base autoemulsionante bem como o tipo de emoliente e como variáveis resposta: pH, condutividade, tamanho de gotículas, espalhabilidade, além de ter sido determinado o fator de proteção solar. Verificou-se que o modelo utilizado mostrouse útil à otimização da farmacotécnica empregada no desenvolvimento dos fotoprotetores, uma vez que análise estatística revelou influência significativa de certos fatores sobre alguns dos parâmetros físicoquímicos estudados. Diante disto, pode-se inferir que no contexto atual das Ciências Farmacêuticas, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento farmacotécnico de produtos, a ferramenta de planejamento fatorial oferece um caminho rápido, organizado e com respaldo estatístico, o qual permite a correção de empecilhos comuns à formulação de fotoproterores solares.
Descrição:
APOLINÁRIO, A. C. Uso da ferramenta de planejamento fatorial na
obtenção de emulsões não iônicas fotoprotetoras. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.