Resumo:
A prática exercida por cada professor deve estar marcada pela reflexão, não apenas no planejamento anual, semestral
ou bimestral de sua ação, mas também aula a aula. É nessa intenção que o script, entra em cena, como instrumento
potencialmente capaz de estimular o ato de “pensar sobre”. O presente trabalho tem o intuito de relatar de forma
descritiva a experiência pedagógica vivida durante as disciplinas de Prática Pedagógica em Ciências Biológicas no
ensino médio, com o objetivo de oportunizar a reflexão sobre a prática docente. A prática foi norteada pelos
Referenciais Teóricos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s),
textos de divulgação científica e produção de script de aula. O relato é descritivo e autobiográfico com abordagem
qualitativa – História Oral, acerca das minhas atividades e experiências adquiridas durante esse período. A análise
das vídeo-aulas, diário de campo e relatórios de estágio revelou que o script pode ser uma ótima ferramenta de
reflexão sobre a prática, principalmente quando utilizado em conjunto com textos de divulgação científica e com
questões do Enem, deixando o ensino escolar mais próximo da realidade.
Descrição:
MONTEIRO, H. A. V. “Script”: projetando possibilidades e construindo conhecimento na formação inicial de professores.
2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.