Resumo:
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as atividades de leitura, mais
especificamente, trata da mediação pedagógica do professor no processo de
formação de leitores no Ensino Fundamental. A teoria que alicerça esta pesquisa
considera a leitura como fonte de aprendizagem, que conduz à obtenção de
conhecimento prévio por parte do leitor fundamentada nas teorias de Kleiman
(2007), Koch (2002 e 2007), Lajolo (2002), Geraldi (2002), Solé (1998) dentre outros
estudiosos da temática. Tratamos ainda da mediação pedagógica, seus conceitos e
contribuições no trabalho com a leitura e na formação de leitores com base em
Masetto (2000), Maheu (2001), Fontana (2000) e Garcia (2004) que trouxeram da
teoria de Vigotsky (1991) a contribuição da psicologia para a sala de aula, bem
como, do processo de formação de leitores na escola baseados nos estudos de
Menegassi (1995), Maia (2007), Lois (2010), Rossini (2002), Pennac (1993),
Junqueira (2009) Zilberman e Silva (2005). A metodologia aplicada foi a pesquisa
bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. Com base nas teorias
analisados, verificamos que, apesar de nossa pesquisa não ter sido realizada na
prática, os dados e resultados nela obtidos e apresentados são significativos para
comprovar que a leitura é uma forte aliada no processo de desenvolvimento de
habilidades cognitivas, além de contribuinte do processo de inserção social do
indivíduo e que a mediação pedagógica do professor no trabalho com a leitura é
fator essencial para a formação de leitores autônomos e proficientes.
Descrição:
SILVA, F. P. da. A leitura em sala de aula do ensino fundamental e a mediação
pedagógica para a formação de leitores. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.