Resumo:
O presente relatório aborda as atividades desenvolvidas no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia I, no ano de 2010. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, CEPES CGI, Bairro da Prata, no turno matutino, em Campina Grande-PB. Nessa unidade de ensino, desenvolveu-se a pesquisa de estágio que subsidiou a elaboração de projeto de intervenção numa turma de 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa pautou-se na observação participante da escola e da turma em tela, sendo aplicado questionário procurando identificar o perfil socioeconômico dos alunos, assim como a prática de ensino da professora regente durante um mês. Em uma segunda etapa, foi realizada a regência, momento em que se propôs desenvolver a pesquisa participante a partir do projeto de intervenção. O referido projeto trata do uso de diversas linguagens e representações para dinamizar o estudo as regionalizações do espaço americano, enfocando o espaço mexicano. Verificou-se lacunas de formação dos alunos no que se refere a noção de escala, de região e de representação do espaço que interferem no desenvolvimento das atividades de elaboração de mapas e compreensão da região estudada.
Descrição:
Alves, S. M. As linguagens e representações da região: um estudo do continente americano no estagio supervisionado de geografia - 8° ano da E.E.E.F.Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB. 2011. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.