UEPB - Repositório Digital

Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Cícero Gicomelli de
dc.date.accessioned 2014-07-02T13:54:36Z
dc.date.available 2014-07-02T13:54:36Z
dc.date.issued 2014-07-02
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4056
dc.description Sousa, C. G. de. Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo insere-se nas discussões que abarcam o aprofundamento da Prática Pedagógica da Geografia, destacando, sobretudo a dinâmica do Estágio Supervisionado enquanto componente curricular e formação inicial da carreira docente, disciplina que reafirma a pertinência dos cursos de licenciatura, especialmente da Geografia. Buscou-se com esse estudo caracterizar as particularidades vividas no Estágio Supervisionado em Geografia I e II (no nível Fundamental e Médio), realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus I - Campina Grande-PB. Esta atividade aconteceu em duas Escolas da Rede Pública, sendo uma a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, lugar este onde ocorreu o Estágio Supervisionado I (Ensino Fundamental), no ano letivo de 2011, e a outra, sendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, onde ocorreu o Estágio Supervisionado II (Ensino Médio), no ano letivo de 2012, tendo por objetivo ressaltar a importância da relação entre teoria x prática na construção do ensino aprendizado de Geografia, bem como, processo intrínseco para a formação inicial da carreira docente e do fortalecimento dos cursos de licenciatura, sobretudo em Geografia. Metodologicamente este estudo foi construído por meio de uma Pesquisa Documental, utilizando como fundamentação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Estágio Supervisionado e a Resolução de Estágio da UEPB, além da Pesquisa Bibliográfica trazendo para discussão central as leituras da Professora Lana de Souza Cavalcanti e Rafael Staforini, entre outros, juntamente com uma Pesquisa de Campo que uniu teoria e prática, caracterizando a pesquisa como exploratória e qualitativa, realizada a partir das experiências vividas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia. Para tanto, a abordagem, resultados e avaliações permitem compreender o fenômeno da formação docente de múltiplas perspectivas, promovendo um diálogo, no intuito de contribuir no campo da Educação Geográfica, voltado precisamente aos futuros profissionais docentes, expondo a realidade da rotina escolar e das singularidades que humanizam este profissional para além da formação teórica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Licenciatura em Geografia pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta