Resumo:
Este trabalho objetiva mostrar como se dá a prática de ensino da Língua Portuguesa tendo em vista que esta vem sendo trabalhada de maneira tradicional e alheia a realidade linguística existente. Neste sentido, propomos um estudo detalhado nas formas de como esse ensino deveria ser melhorado, e como tais propostas vem diluídas no livro didático; conhecendo e analisando algumas concepções de gramática, tais como as visões existentes em relação à mesma sob o aspecto tradicional e linguístico assim como o ensino da norma culta sob o molde padrão e como seria segundo a visão descritiva, uma forma de trabalhar a gramática de forma contextualizada, vendo atividades que viabilizem esse ensino mais eficaz, evitando assim a rejeição dos alunos ao que tange o ensino de língua materna tem como aporte teórico dos PCN (2006), Perini (1997) e Possenti (2003), Travaglia, (2009) visando a articulação entre o ensino de gramática com o contexto, promovendo a interação entre as competências linguísticas e comunicativas.
Descrição:
SILVA. M. R. da. A interface gramática e ensino: do tradicional ao discursivo. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.