Resumo:
Embasada pelo conceito de leitura abordado por Ângela Kleiman (2002), Paulo
Freire (1991), Ingedore Koch e Vanda Elias (2006), Marisa Lajolo e Regina
Zilberman (1998), pelo conceito de identidade de Stuart Hall (2002), Zygmund
Bauman (2012) e Homi K.Babha (1998) pelo conceito de alteridade descrito por
Emmanuel Levinas (2000) e Arivaldo José Sezyshta (2006), buscamos mostrar
a relevância da leitura na construção da identidade aos educandos que
compõem a turma do 2˚ ano Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, na cidade de Tacima PB. Propomos um
trabalho de leitura, que habilite os alunos a fazerem um paralelo entre o que é
lido e seu cotidiano. Nesta perspectiva, a aprendizagem assume uma função
social por meio da leitura, pois esta viabiliza, aos educandos/leitores a
conhecerem e promoverem novos conhecimentos, além de refletirem e
atuarem sobre suas realidades. Privilegiamos a apropriação da identidade
sociocultural como via de emancipar a todo e qualquer cidadão que deseja ser
o construtor de sua própria história e de sua identidade, considerando-se
assim, a leitura como um caminho pelo qual os alunos conseguirão alicerçar
conhecimentos para edificarem suas histórias identitárias.
Descrição:
OLIVEIRA, E. K. R. de. A descoberta da identidade e da alteridade pela leitura. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.