Resumo:
A sociedade, nos dias de hoje, utiliza-se com maior freqüência dos serviços públicos e
privados, por isso programar a acessibilidade irá proporcionar de forma ativa a participação
de qualquer usuário. Como a educação é um direito de todos os cidadãos, a acessibilidade
vem sendo uma ferramenta necessária para que as pessoas possam acompanhar a qualidade de
locomoção, uma vez que o âmbito de uma biblioteca universitária, local onde se busca
sabedoria e conhecimento, precisa ser um espaço de livre acesso para todas as pessoas. Assim
sendo, o presente estudo tem como objetivo identificar barreiras arquitetônicas existentes na
Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e propor as correções nos
diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT 9050 que regem
acerca da acessibilidade para pessoas com deficiência. A pesquisa utilizada é do tipo
exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, realizada por meio de Check list,
elaborada e fundamentada na NBR 9050 da ABNT. O estudo analisa as seguintes variáveis:
acesso externo e interior à edificação, bem como ao mobiliário e instalações sanitárias da
biblioteca selecionada. Os dados foram coletados no dia 27 de junho de 2012 e analisados
através de estatística descritiva simples. O estudo aponta que a biblioteca ainda não se
encontra apta a promover acessibilidade adequada, devido à falta de planejamento de sua
estruturação física, dificultando, com isso, o ir e vir livremente da população. Das variáveis
estudadas o pior resultado obtido se refere a não disponibilidade da sinalização visual e de
recursos digitais, em Braille, para uso de pessoas com deficiência física e/ou visual, pois na
biblioteca examinada tais recursos inexistem. Nesse sentindo, proporcionar mudanças e
promover cidadania em um ambiente acadêmico, irá contribuir na mobilidade desses
indivíduos, favorecendo a promoção de saúde e qualidade de vida. Desta forma, a sociedade
poderá usufruir de seus direitos, sem prejuízos e restrições. É oportuno salientar que no
momento em que estava sendo realizada esta pesquisa, o serviço examinado não atendia
integralmente os princípios da acessibilidade para pessoas com deficiência.
Descrição:
ARAÚJO, V. Y. da S.
Acessibilidade da estrutura física da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.