Resumo:
Frente ao modelo de ensino atual, limitado hegemonicamente a uma concepção “bancária”,
baseada no “tradicionalismo” que objetiva apenas a reprodução de conhecimentos, atribuindo
extrema importância ao conteúdo e a matéria para que o aluno absorva, memorize e, por fim,
reproduza, geralmente sem modificação, nos exames e provas, para que lhe seja atribuída uma
nota, sem ser considerado os seus conhecimentos prévios advindos do seu contexto social,
urge a necessidade de se repensar os processos de ensino-aprendizagem e, nesse sentido, a
perspectiva problematizadora coloca-se como uma possibilidade significativa a ser pensada e
vivenciada. Portanto, ancorando-se nessa linha de raciocínio, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a partir da percepção de
alunos/as concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – noturno –
CCBS/Campus I/UEPB, com o propósito de averiguar se a formação universitária tem
contribuído com as condições necessárias ao desenvolvimento de processos de ensinoaprendizagem
em
Biologia
na
perspectiva
problematizadora,
em
função
de
sua
relevância
na
formação
docente
e
de
sua
profunda
significância
no
âmbito
escolar
e
social
do
discente.
Para
tanto,
nos
pautamos
por
uma
abordagem
qualitativa,
exploratória
e
descritiva
de
investigação,
coletando
os
dados
por
meio
de
entrevistas
não
estruturadas
gravadas
em
áudio;
Para
análise
dos
dados
nos
pautamos
pela
“análise
de
conteúdo”
(Bardin,
2011).
Em
síntese,
ao
final
da
investigação,
concluímos que os estudantes implicados na pesquisa apresentam
conhecimentos incipientes acerca da temática abordada, em consequência, segundo eles, da
não abordagem desta nos componentes curriculares de formação, a exceção de algumas das
práticas pedagógicas. Por outro lado, identificamos que os mesmos conseguem expressar
noções acerca da importância da perspectiva problematizadora no contexto da educação
Biológica.
Descrição:
OLIVEIRA, P. A. de.
A perspectiva problematizadora no ensino de
Biologia: percepção de alunos concluintes do curso de licenciatura em Biologia (noturno) CCBS-UEPB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.