dc.contributor.author |
Silva, Rodrigo Candido Tavares da |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-09T13:14:43Z |
|
dc.date.available |
2014-07-09T13:14:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.87 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4173 |
|
dc.description |
Silva, R. C. T. da. Caracterização do comércio varejista da área central da cidade de Queimadas - PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A história das cidades modernas está intimamente ligada ao comercio, fator este determinante para a compreensão de como os espaços urbanos foram organizados ao longo do tempo. Cada um possui seu próprio ritmo de desenvolvimento. O presente trabalho acadêmico teve como objetivo verificar e analisar as variáveis socioeconômicas locacionais que permitiram descrever as características singulares do comércio varejista e sua relação com a importância e a evolução urbana do município de Queimadas-PB. A pesquisa valeu-se de uma investigação empírica descritiva, através de levantamento de campo (pesquisa in loco), com aplicação de questionários. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico. A importância da constatação de que a dinamicidade e a rede de relações existem na cidade de Queimadas a configuram como centro emergente. A evolução temporal da cidade explana o seu crescimento físico e comercial. Para as empresas varejistas verificou-se que um dos motivos pertinentes para instalação dos negócios é o fator crescimento da cidade que demonstra o otimismo dos lojistas em relação as oportunidade de negócios existentes, outros quesito importante esta em duas preocupações dos comerciantes: promover a satisfação do cliente e o bom atendimento. A variedade de meios de pagamento e porte de empresa, bem como o alto grau de formalização do setor também foram indagações pertinentes. Parte dos comerciantes possuía interesse em expandir seus negócios. Identificaram-se três perfis de consumidores que, via de regra divergem em relação ao poder aquisitivo, o nível de satisfação e sua opinião sobre o comercio local. Ao final da pesquisa constatou-se que as variáveis locacionais proporcionaram a expansão e o incremento de novas possibilidades empreendedoras comerciais. Confirmou-se também que os empreendimentos privados cresceram visto pelo número de negócios. A cidade ainda possui deficiências em infraestrutura. Em relação aos comerciantes, apurou-se que necessitam de formação para uma melhor gestão, os funcionários das empresas carecem de capacitação profissional. A premência por uma organização se faz necessária pela falta de incentivos fiscais por parte do poder público. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aretuza Candeia de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio Varejista |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia Varejista |
pt_BR |
dc.subject |
Crescimento Economico |
pt_BR |
dc.subject |
Socioeconomico |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização do comércio varejista da área central da cidade de Queimadas - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |