Resumo:
A problemática ambiental perpassa por grandes debates na sociedade contemporânea, visando
mudar o cenário e apontar caminhos para o alcance da sustentabilidade. Neste contexto,
Educação Ambiental apresenta-se como importante instrumento de transformação social,
requer, no entanto, formação adequada daqueles que irão atuar na sociedade. O objetivo deste
projeto foi averiguar a formação complementar de graduandos do curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, através da extensão, como
contribuinte para a inserção da Educação Ambiental na Educação Básica e mudanças de
percepção e de atitudes. O processo de formação foi executado de março a dezembro de 2012,
por meio de um curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental,
intercalado por oficinas, aulas de campo, trilhas ecológicas, reuniões e Encontro de Agentes
Multiplicadores em Educação Ambiental da Paraíba. O curso foi ministrado em três fases,
cada fase composta de 30 horas. Foram oferecidas três oficinas, de duas horas cada:
reciclagem de papel, transformando resíduos em arte e compostagem. A metodologia utilizada
teve por base os princípios da pesquisa participantes e o MEDICC (modelo dinâmico de
construção e reconstrução do conhecimento), através do qual foi possível efetivar o processo
de formação e sensibilização, simultaneamente à coleta de dados. Entre os resultados obtidos
destacam-se: mudanças significativas de percepção ambiental; elaboração e execução de
projetos voltados à horta escolar e coleta seletiva; seleção dos resíduos sólidos na fonte
geradora; valorização do trabalho de catadores de material reciclável; discussões da temática
ambiental nos municípios de Alagoa Nova, Barra de Santana (Distrito Mororó) e Campina
Grande-PB; engajamento dos participantes em atividades relacionadas ao meio ambiente com
participação nas políticas públicas locais, a exemplo da Política Nacional de Resíduos
Sólidos. A formação em Educação Ambiental, também propiciou o rompimento dos
principais paradigmas que norteiam a sociedade, motivando desse modo, a participação e o
reconhecimento da importância da inserção da dimensão ambiental nos municípios.
Descrição:
SANTOS, B. D. dos. Formação complementar em educação ambiental de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.