Resumo:
É indiscutível a importância da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado na formação
do profissional da área de Educação, tendo em vista que além de ser um elemento articulador
no currículo do curso de formação de professores, funciona como um elo entre teoria e prática
e promove a ainda a aproximação da Universidade com as escolas de Educação Básica. Mas
infelizmente são raras as pesquisas que apontem como os estudantes (alunos da educação
básica) percebem o estágio em sua escola, em outras palavras, pouco são os estudos que
identificam o grau de satisfação dos alunos com o ensino que é ministrado pelos estagiários.
Com base nessa reflexão, foi elaborado este trabalho em duas escolas públicas de Campina
Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Itan Pereira e Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Rosário, no intuito de identificar a percepção
dos alunos a respeito das aulas ministradas pelos estagiários dos cursos de Licenciatura em
Ciências Biológicas da UEPB (Campus I), bem como a contribuição trazida pelos mesmos no
processo de ensino-aprendizagem. O estudo de cunho quantitativo descritivo foi realizado no
mês de Julho do corrente ano, com alunos de três turmas do ensino fundamental de ambas as
escolas. O procedimento para a pesquisa se deu a partir de um questionário elaborado com
questões claras e objetivas a fim de alcançar os objetivos propostos. A análise das questões
evidenciou que o estágio supervisionado em Ciências Biológicas tem surtido efeitos positivos,
apontando vantagens significativas em relação à aprendizagem, mostrando que os docentes
em formação têm buscado unir a teoria à prática, e apropriar-se de meios que possibilitem a
construção do conhecimento por parte dos alunos, diversificando as metodologias de ensino e
fugindo da simples transferência de conteúdos.
Descrição:
SOUSA, L. C. de.
A contribuição do estágio supervisionado em Ciências Biológicas
no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos de duas
escolas públicas de Campina Grande – PB. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.