Resumo:
A eficiência energética é utilizada para minimizar problemas ambientais,
reduz o consumo e conseqüentemente os custos, sem perder em momento algum a
eficiência e a qualidade dos serviços. Após a crise energética de 2001 surgiu à
necessidade de elaboração de projetos arquitetônicos e tecnol ogias
energeticamente eficientes para edificações, sem comprometer a qualidade de vida
de seus usuários. Foram desenvolvidas normas de desempenho e eficiência
energética, etiquetagem predial, que avaliam o nível de eficiência energético das
edificações residenciais (RTQ-R) e comerciais, de serviços e públicas (RTQ-C). O
objetivo geral foi estudar o nível de eficiência energética da Central de Aula da
Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande/PB. Para desenvolver a
pesquisa foi feito o levantamento de dados com base nos projetos arquitetônico e
complementares, em seguida foram feitas visitas in loco para detectar possíveis
divergências entre o projeto arquitetônico e o projeto executado pela Instituição e
posteriormente foram levantados dados de áreas, aberturas, luminosidade e
diagramas unifamiliares dos ambientes estudados, bem como os materiais
empregados, para verificação do atendimento ao Regulamento Técnico de
Qualidade de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos. Após a aplicação do
método, a edificação em estudo atingiu o Nível de eficiência “C” - Equivalente
numérico “3”, nível este muito abaixo do desejável. A elevação do nível de eficiência
é de importância vital para redução dos custos com energia pela universidade. Deste
modo, recomenda-se um estudo mais detalhado com implementação de
modificações/complementações para elevar o nível de eficiência energética para
nível “A”.
Descrição:
CABRAL, R. L. C. Determinação da eficiência energética da Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande - PB. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.