Resumo:
A utilização cada vez mais crescente de ambientes virtuais de aprendizagem faz com que
software educacionais procurem ter uma maior qualidade, e que este cumpra com o papel que
foi destinado. Para tanto, é de fundamental importância que este tipo de software seja bem
desenvolvido, para isso é necessário que tenhamos requisitos bem definidos. Como este
software tem uma característica peculiar que é passar conhecimento, deve-se preocupar com o
lado pedagógico do mesmo. Dessa forma, levantamento de requisitos funcionais e não
funcionais é importante para o bom desempenho do sistema. Este trabalho tem como objetivo
obter e avaliar requisitos não funcionais que sejam pertinentes para softwares de caráter
educativo. Para tal, nesta pesquisa foi empregado um método de pesquisa qualitativa
denominado Teoria Fundamentada nos Dados, ou Grounded Theory. A partir de entrevistas
realizadas com estudantes, um grupo de requisitos não funcionais foi obtido e analisado, de
acordo com as codificações utilizadas para se aplicar a Teoria Fundamentada nos Dados.
Posteriormente, após a obtenção desses requisitos não funcionais, um questionário de
avaliação destes requisitos não funcionais foi aplicado a docentes para uma avaliação dos
mesmos.
Descrição:
MONTEIRO, A. C. C. Requisitos não-funcionais para o desenvolvimento de software educacional. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.