Resumo:
A crise ambiental encontra-se no debate mundial, despertando a sociedade
para a necessária e urgente reconciliação entre o ser humano e o meio
ambiente, segundo os princípios da sustentabilidade socioambiental. Esta crise
é resultante da interação do ser humano com o ambiente. Relação
fundamentada numa percepção egocêntrica, imediatista, reducionista e
centrada no capitalismo. A Educação Ambiental emerge neste contexto,
enquanto importante instrumento de mudança, requerendo, no entanto, a
formação de diferentes atores sociais para que possam atuar como agentes
multiplicadores e consequentemente, promover a melhoria da qualidade de
vida para todos(as). O principal objetivo deste presente trabalho foi avaliar as
Estratégias de Educação Ambiental aplicadas aos diferentes atores sociais do
município de Cabaceiras-PB e suas contribuições ao Plano Municipal de
Resíduos Sólidos. As principais estratégias aplicadas foram: contato com os
gestores públicos locais, apresentação do projeto, sensibilização e formação
Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental para diferentes atores sociais
do município de Cabaceiras-PB; oferecimento de curso para 55 atores sociais
(constituído por três fases, cada fase de 20 horas) ministrado por meio de
metodologia dinâmica, construtiva, lúdica e prática, fundamentada no modelo
MEDICC, proposto por SILVA (2000) e Silva e Leite (2008); elaboração e
execução de projetos pelos participantes do curso; realização das oficinas:
reciclagem de papel, transformando resíduos em arte, transformando óleo
usado em sabão caseiro, compostagem e farmácia; aulas de campo;
elaboração de material de divulgação (folhetos) e apresentação dos resultados
obtidos a população local e aos gestores públicos. A formação em Educação
Ambiental no município de Cabaceiras-PB despertou os participantes para os
problemas ambientais locais, motivou novos olhares sobre o meio ambiente
local, provocou debates em relação à necessidade da participação social na
resolução dos problemas locais, iniciou a discussão a respeito da gestão de
resíduos sólidos, principalmente no que diz respeito a seleção na fonte, coleta,
transporte, tratamento e destinação final; foram instaladas a compostagem e
horta numa escola urbana; a prefeitura municipal contratou uma empresa
especializada para tratar os resíduos de serviços de saúde e as seringas,
usadas pelos portadores de Diabete mellitus, estão sendo acondicionadas e
destinadas corretamente. O processo de formação em Educação Ambiental de
diferentes atores sociais em Cabaceiras-PB apontou novos horizontes para o
município, vislumbrando um novo cenário com a participação dos atores sociais
e gestores públicos municipais contribuindo para a elaboração do Plano
Municipal de Resíduos Sólidos, indicando que por meio deste processo é
possível alcançar mudanças e atingir os caminhos da formação de territórios
ambientalmente corretos e socialmente justos.
Descrição:
FARIAS, M. M. S.
Estratégias em educação ambiental para diferentes atores sociais do município de Cabaceiras-PB: uma contribuição ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.