Resumo:
O Presente estudo objetivou analisar o conhecimento dos docentes de educação básica, na
cidade de Campina Grande-PB, acerca da Legislação Educacional Brasileira, identificando a
percepção dos indivíduos sobre algumas Leis educacionais e inclusive artigos da Constituição
Federal de 1988, normas consideradas de grande importância para o exercício da função
docente. Para um melhor conhecimento do Direito Educacional, deve-se considerar os
aspectos fundamentais que a Constituição Federal apresenta como dever da República
Federativa do Brasil. Foram realizadas entrevistas, em forma de questionário, com abordagem
sócio-cultural e sondagem específica, aplicado a 20 professores, em 10 escolas na cidade
supracitada, sendo cinco escolas publicas e cinco escolas privadas. A escolha das instituições
buscou representar os variados extratos sociais do município, e os entrevistados foram
escolhidos aleatoriamente, conforme disponibilidade de cada instituição. De modo geral,
pode-se se perceber que os indivíduos convergiram na ideologia de possuir pouco
conhecimento individual sobre a Legislação Educacional Brasileira.
Descrição:
SILVA, J. da. Análise do conhecimento dos docentes de Educação Básica sobre a legislação educacional brasileira, em Campina Grande-PB.
2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.